A história dos profissionais técnicos agrícolas iniciou-se com a formação na Escola de Viamão – Rio Grande do Sul, quando segundo a história, 30 técnicos agrícolas matricularam-se no ano de 1911 na Escola Estadual Técnica de Agricultura e formaram-se oito técnicos rurais em 1913.
Nestes 100 anos de profissão a categoria passou por importantes eventos tais como:
Atualmente os técnicos agrícolas em suas diversas modalidades, agricultura, pecuária, agropecuária, florestal, pesca, enologia, açúcar e álcool, leite e derivados e outros afins somam 150 mil técnicos no Brasil, somente no Paraná existem 5000 técnicos atuando como empregados ou como autônomos e empreendedores de empresa de consultoria agropecuária, topografia e comércio de agrotóxicos, sementes e produtos animais, além de realizar projetos agropecuários, de crédito rural, seguro agrícola, pareceres técnicos, assistência técnica, emitir Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), laudos de Licenciamento Ambiental, transformação agroindustrial, receitas de agrotóxicos, fiscalizações agropecuárias e ajardinamentos, dentre outras funções.
Devido a sua formação, é que estes profissionais atuam nos mais diversos segmentos do setor agropecuário do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa); no Ministério do Meio Ambiente; no Ministério do Desenvolvimento Agrário. No Governo do Estado do Paraná, os Técnicos Agrícolas também estão presentes nos mais diversos segmentos relacionados com a profissão, além de marcarem expressiva atuação nas Prefeituras Municipais.
Como não poderia deixar de ser, os Técnicos também conquistaram espaço no competitivo setor privado e hoje atuam em cooperativas agropecuárias, no comércio de insumos, consultorias, autônomos ou mesmo como produtor rural, pois são profissionais de grande importância na produção de alimentos com qualidade, garantindo a proteção ao meio ambiente e contribuindo com a segurança alimentar de toda a população, e respondem atualmente por 70% da assistência técnica junto ao produtor rural.
No Paraná existem atualmente 20 colégios agrícolas estaduais, uma federal e um particular, reconhecidos e constituídos nos termos das Leis n.° 4.024/67, 6.692/71, 7.044/82 e 9.394/96, habilitando Técnicos Agrícolas em Agropecuária, Florestal e Pesca, habilitando técnicos para o mercado paranaense e para outros estados brasileiros.
A Categoria é organizada no Estado através do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio (SINTAG-PR) e também conta com a Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Paraná (ATAEPAR). Nacionalmente os Técnicos Agrícolas através de suas representações estaduais associativas e sindicais são filiados a Federação Nacional de Técnicos Agrícolas – FENATA.
O Dia do Técnico Agrícola foi criado em alusão a Lei n°. 5.524/68, que regulamenta a profissão em suas diversas modalidades. Porém, no Paraná a comemoração foi oficializada em 2004, quando foi aprovado na Assembléia o Projeto de Lei que institui o Dia do Técnico Agrícola e depois de sancionada a Lei n.° 14.350/04, dando total legitimidade à comemoração.
Neste ano de 2011, os técnicos agrícolas do Paraná e Brasil estão comemorando em todo país 100 anos de profissão, foram várias atividades durante o ano do centenário, comemoramos oficialmente o centenário no III Congresso Nacional de Técnicos Agrícolas que foi realizado em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, dos dias 26 a 31 de julho 2011.
Os Técnicos Agrícolas do Paraná conquistaram diversas vitórias no poder judiciário neste ultimo ano as quais elencamos em ordem cronológica.
A saga extraordinária dos Técnicos Agrícolas, do estudante na escola, o primeiro emprego ou empreendimento e das bandeiras de luta no movimento dos técnicos agrícolas, das proposições legislativas, das conquistas no poder judiciário da obstinação e o esforço de cada profissional Técnico Agrícola em conquistar a dignidade profissional e apoiar a libertação do homem do campo, esse técnico filho do campo realizou um sonho e deixa um legado aos futuros profissionais.
Parabéns pelos 100 anos da profissão de Técnico Agrícola!
Gilmar Zachi Clavisso
Diretor Presidente do SINTEA PR
Fone: (41) 3223-4150